MAIS FORTE: O acesso de Ituano e Novorizontino, para a Série B do Brasileiro, deixam o futebol de São Paulo muito mais forte e competitivo no cenário nacional. Dois exemplos de administrações, tenham a certeza de que brigarão com os “grandões” hoje existentes na Série B, e poderão ser as grandes surpresas em 2022.
PAULISTÃO: Realizado o sorteio dos Grupos do Paulistão 2022 assim ficaram formados: No Grupo A Corinthians, Internacional, Guarani e Aguá Santa. No Grupo B estarão São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo. O Grupo C terá Palmeiras, Mirassol, Ituano e Botafogo, e no Grupo D estarão Santos, Red Bull/Bragantino, Ponte Preta e Santo André. Observamos que as equipes somente jogarão nesta fase contra as equipes dos outros Grupos e as duas primeiras de cada Grupo classificam-se para a fase seguinte. O Campeonato terá inicio no dia 26 de janeiro e terá seu final no dia 3 de abril. Desde já desejamos sucesso aos Árbitros que atuarão no Paulistão, e que vença o melhor.
VOARAM BAIXO: No meio de semana Atlético Mineiro e Palmeiras “voaram baixo” em seus jogos, passando com facilidade por Corinthians e Atlético Goianiense respectivamente. O Galo mineiro solidificou ainda mais sua liderança, avançando mais um passo para o título, contra um Corinthians inoperante ofensivamente e que “mata” Renato Augusto como centro avante. Já o Verdão, crescendo muito no campeonato não tomou conhecimento do Atlético Goianiense, fez 4×0 com facilidade. mostrou novamente Raphael Veiga inspirado Gustavo Scarpa altamente produtivo e uma defesa muito bem postada. Foi a sétima partida consecutiva invicta, com seis vitórias e um empate. Mas invencibilidade mesmo é a do Galo Mineiro que, dentro de casa, já alcançou doze partidas sem saber o que é uma derrota.
ESSE NÃO CAI: Quem saiu de uma incomoda situação foi o Santos que ao vencer o Red Bull/Bragantino por 2×0 afastou de vez o perigo do rebaixamento, passando a ter um final de campeonato com maior tranquilidade. Entretanto se sua vitoria o salvou, acabou por rebaixar à Chapecoense.
ELE MERECE: José Maria Rodrigues Alves, o Zé Maria, ou “Super Zé,” foi homenageado pelo Corinthians com um busto no Parque São Jorge. Homenagem super merecida a quem atuou por 13 anos pelo clube, e com 593 partidas disputadas. Aliás o Timão imortaliza seus ídolos, e Zé Maria vai fazer companhia a Neco, Luizinho, Claudio, Baltazar, Socrates, Rivelino, Teleco, Marcelinho Carioca e Ronaldo Giovanelli, todos por lá já homenageados.
NO CATAR: E a Seleção Brasileira de futebol confirmou sua ida ao Mundial 2022 no Catar, mesmo ainda faltando seis rodadas para o final das Eliminatórias. Com mais um resultado magro, futebol ruim da primeira etapa, ligeiramente melhor na segunda, com Paquetá marcando fez 1×0 na Colômbia. Fica agora a grande questão de se saber se nosso time, com o mesmo treinador, fará frente às equipes europeias. Fica entretanto a expectativa, difícil porém, de que Tite reveja seus conceitos das convocações, e Vinicius Junior foi neste jogo uma amostra, como já foi Rafinha anteriormente, de que convocação é momento e não “passado” ou currículo de um jogador. Uma coisa foram as Eliminatórias, outra bem diferente será o Mundial.
AO VIVO: Mostrando sua força para o futebol brasileiro o Campeonato Paulista, em todas as suas divisões profissionais, terá em 2022 transmissão direta e ao vivo de TV. A1, A2, e A3 serão mostradas a todo Brasil.
UMA REALIDADE: Muito se discutiu arbitragem a semana passada e programas diversos existiram para achar COMO SE PODE MELHORAR A ARBITRAGEM BRASILEIRA.
Vamos dar nosso palpite: ENQUANTO OS INSTRUTORES NACIONAIS NÃO FALAREM UMA LINGUAGEM UNICA DE INSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO NADA IRÁ MUDAR. Somos um país continente, a regra de jogo é matéria interpretativa e cada instrutor, se não tiver uma linha unica a partir da CBF, instruirá à sua visão e A ELE NÃO SE PODE CONDENAR. O Brasil é um país continente e cada um de seus estados tem um ou mais instrutores que orientam à sua visão e nenhum deles é instruído por uma linha unica nacionalmente. Aí acontecem as diferenças e as divergências. Só para exemplificar: Na Itália os árbitros ouvem uma palavra única, na Espanha da mesma forma e assim como em todos os países do mundo. Por sermos um país continente o Brasil tem uma linha de interpretação diferente (não esqueçamos que cada estado tem seu campeonato como se fossem, cada um deles, uma Itália ou uma Espanha acima citadas). Portanto cada um orienta à sua visão e interpretação de cada texto e a bagunça se instala. Fizemos palestras e prés temporadas por inúmeros estados brasileiros e pudemos constatar (assustadoramente) o que sempre julgamos como razão para tanto problema, as divergências de orientação. Se não houver uma padronização ao trabalho dos instrutores, nada mudará e não se minimizarão os problemas. Para o leigo melhor nos entender: O quadro nacional é composto por árbitros dos estados, e em assim sendo cada um deles recebe, nas suas Federações, durante todo o ano uma linha de acordo com seu instrutor e este instrutor basicamente não tem uma instrução superior de como entender cada texto da regra, ou como interpretar. O grande exemplo atualmente é a absurda orientação com relação a infrações por uso de mãos e braços que, lhes garanto, não é o que FIFA quer.
OUTRO DETALHE: Acima tratamos da arbitragem “já formada” e entendemos ainda que a INSCRIÇÃO DE ALUNOS PARA AS ESCOLAS DE ARBITRAGEM faz parte da resposta de como melhorar as arbitragens, pois não se pode transformar em alunos e futuros árbitros, e nos entendam, “qualquer um” . Uma série de análises devem ser feitas antes de se confirmar sua inscrição, e nisto estaremos colocando nossa opinião e sugestões em outra oportunidade. Nossa passagem pela EAFI nos mostrou claramente a vital importância da pré seleção. Um pequeno exemplo, e não é exemplo único, no passado o “aluno” procurava o curso por gostar da arbitragem, já arbitrar na várzea, na praia, etc. etc. A partir de um determinado momento a arbitragem passou a ser procurada como “procura de emprego” por pessoas sem nenhum conhecimento de ARBITRAGEM E ATÉ MESMO DE FUTEBOL.
NO SUFOCO: Um bom inicio de jogo, gol a dois minutos, controle da partida e sufoco no final, assim foi Corinthians 3×2 Cuiabá com bela apresentação de Renato Augusto. Segue assim o Timão com sua sequência de vitórias na sua Arena e chegando nas primeiras colocações.
PASSEOU: Numa partida que se apresentava difícil para o Red Bull/Bragantino que não vinha bem nas ultimas apresentações, tudo foi diferente e o Toro Loko fez um sonoro 3×0 no bom Fortaleza. E este, já não consegue apresentar o bom desempenho que tinha até aqui na competição. A vitória deixou, temporariamente, o Red Bull/Bragantino na quarta colocação.
MELHOR QUE NADA: E o Santos, em recuperação, foi até Goiás, enfrentou ao Atlético Goianiense, não conseguiu a vitória, mas trouxe de lá um importante pontinho para ir se afastando do perigo que o vinha assustando nas proximidades da zona de rebaixamento. Um pontinho ganho fora de seus domínios que poderá, ao final, lhe ser de extrema validade. Um 0x0 em partida de equilíbrio e resultado justo.
ATROPELOU: Um destaque para o Bugre Campineiro, o Guarani, que no sábado atropelou ao Avaí goleando aos catarinenses por 4×0. Um resultado a principio surpreendente pela posição do Avaí na tabela, e que colocou o Bugre na terceira posição, e com chances reais de classificação para acesso à Série A do Brasileirão.
É VERDADE SIM: Acredite se quiser, mas é verdade sim: O pior time do mundo, o Ibis, está de volta à Primeira Divisão de Pernambuco. Ao empatar com o Petrolina em 2×2 volta em 2022 depois de exatos 20 anos. Não deve ter gostado pois o título de pior time do mundo era razão de noticia internacional, e “faturava” com isso, rodando…o mundo.
“QUE DEUS A TENHA, MARÍLIA MENDONÇA”