Apresente-se: Nome, data de nascimento, filiação, natural de onde.
Marcelo Aparecido Ribeiro De Souza
Data Nasc.: 20/10/1972
Natural: Diadema – SP
Pais: José Alves de Souza e Maria Aparecida Ribeiro de Souza
Qual seu prato preferido e uma atividade de lazer preferida?
Prato Preferido do dia a dia, coisa simples: Arroz, Feijão, Bife e uma Saladinha
Mas gosto de tudo desde comida japonesa até ao velho e Bom Churrasco.
Lazer um bom churrasco com familiares e amigos e cinema.
Qual seu ano de formação e alguns colegas de turma?
Formado na Turma 98/99.
Colegas de Turma: WILSON LUIZ SENEME, EMERSON AGUSTO DE CARVALHO, DANTE MESQUITA entre outros…
O que lhe motivou fazer curso de arbitragem?
Primeiro a paixão pelo esporte, gostaria de fazer alguma coisa relacionado ao FUTEBOL, queria estar envolvido. Foi quando em um estande de vendas, um cliente me falou do curso de árbitros da Federação, consegui o telefone e a Famosa Dona Dóris, me informou que naquela semana se encerravam as inscrições, corri atrás de todos os documentos que eram muitos e consegui a tempo. Minha seletiva no Estádio do Pacaembu…
Qual foi, se é que lembra, sua primeira escala?
Rsrsrs, minha primeira escala infelizmente perdi, depois de tanto tempo ligando, não tínhamos internet e eram poucos os celulares, e eu era um dos muitos que não tinha celular, cheguei do trabalho na sexta quando recebi o recado da minha esposa, mas infelizmente já era tarde e o jogo era nada mais nada menos que um sub-15 em MIRASSOL, ou seja já tinha que pegar a escala e viajar… Depois de um longo tempo na geladeira, enfim estréia em JUNDÍAI , com o Sub15 do ETTI JUNDÌAI x PALMEIRAS.
Ainda na EAFI imaginava chegar aonde chegou?
Acredito que todos que ingressam na escola de árbitros em São Paulo, ou em qualquer outro estado, imagina um dia chegar o mais longe possível, fazer grandes jogos, apitar nos grandes estádios, e não foi diferente comigo, apesar que tenha consciência que conquistei muito desses objetivos (sonhos), mas sei também que não cheguei ainda em lugar nenhum, que tem muito pela frente.
Alguma partida ficou marcada para você?
Sim, algumas partidas marcam mais do que outras… mas tenho que dizer que foram várias… Clássico SÃO PAULO X PALMEIRAS que inundou o Morumbi… FINAL da COPA FPF – Noroeste X Comercial que me projetou para a primeira divisão… Final da B1B entre Portuguesa B X Jabaquara, sem nenhuma advertência… tem jogo do Sub 17 – Corinthians X Guarani semi-final… quase desisti…nunca tinha passado por uma pressão parecida, pensei por alguns instantes isso não é pra mim…não foi pra isso que meu pai me criou…só que ele mesmo me incentivou para continuar… tem muito mais….graças a Deus.
Tem idéia de quantas partidas já arbitrou?
Poxa, isso é uma coisa que me incomoda e me deixa triste, tenho tentado fazer o levantamento, mas não consigo devido aos compromissos.
Tem algum fato engraçado de alguma partida?
Pode parecer muito sério de minha parte, mas eu não tenho nenhum fato engraçado, eu sempre vou com muita seriedade para as partidas, com isso acabo não abrindo espaços para brincadeiras ou para os jogadores.. Deve ser por isso que não me recordo de nenhum fato inusitado ou engraçado.
Qual sua maior satisfação na arbitragem?
rsrsrs….ESCALA… Mas a maior satisfação que eu tenho é quando termino a partida e sinto a realização de um bom trabalho realizado, ela é tão maior de que estar escalado, a satisfação de um trabalho bem realizado, bem feito…a volta pra casa é melhor até do que a ida para o jogo…
Qual sua maior decepção na arbitragem?
A não fico preso a isso, não tenho do que reclamar, acredito que todos tem suas frustrações isso é da vida de quem quer que seja, até mesmo os mais bem sucedidos tem suas decepções e frustrações…
Quais as maiores dificuldades na carreira de um árbitro?
Paciência, Persistência e Foco na sua carreira e não na do outro.
Sorteio ou escala direta?
Pergunta difícil, passei pelos duas maneiras de escolha… Escala Direta fica preso as escolhas as vezes pessoais e políticas… Já o Sorteio acaba colocando mais pessoas com a oportunidade… Acredito mesmo é na pessoa responsável, afinal de uma forma ou de outra ela vai ter sua preferência ou preferências…
Mais regras, mais administração, ou cada jogo é um jogo?
As três coisas…Tem que aplicar a regra, ter bom-senso (administração) e cada jogo é um jogo..não tem receita…
Estudar as equipes que vai arbitrar é valido ou pode prejudicar?
É totalmente válido.. assim como as equipes estudam seus adversários, temos que estudar as equipes, a sua forma de jogar, suas táticas e até mesmo os jogadores, não ser premeditado, mas preparado. Tive uma experiência dessas nas Finais do Campeonato Paulista que foi na minha opinião fantástica…
Melhor a orientação jogo a jogo, ou uma única para todos os jogos?
Acredito que jogo a jogo. Assim como as próprias equipes e jogadores fazem… Não sou dono da verdade, mas é minha opinião. Afinal tudo que você se dedica e estuda vai te favorecer e fazer a diferença positiva, não vai te prejudicar, você só tem a ganhar, e o árbitro quando ganha todos ganham com seu conhecimento e qualidade.
O que aconselharia a um árbitro iniciante?
Uma resposta que já dei aqui mesmo e vejo como dificuldade e conselho.Paciência, Persistência e Foco na sua carreira e não na do outro. Trabalho, trabalho e trabalho, não acreditar que só existe o futebol e a arbitragem, há vida fora do futebol e deixar a coisa acontecer naturalmente, quando sou escalado faço o seu melhor em qualquer categoria e jogo, dou sempre o melhor..
Ao jubilar encerra a carreira ou tem planos para continuar?
Ainda não pensei nisso, tenho muitos planos fora do futebol, mas sempre que o futebol precisar quero ajudar, afinal o futebol me deu muito e gosto desse ambiente da arbitragem, estar com os colegas, conversar, opinar e discutir assuntos claro de arbitragem.
Conclua da maneira que quiser sua entrevista:
Quero aqui agradecer a oportunidade… Dizer que não vou citar nomes para não ser injusto com ninguém, mas obrigado a todos que sempre me ajudaram, seja no profissional, no inicio da carreia ou até mesmo na várzea, aqueles que não são árbitros do profissional por uma situação qualquer, mas são árbitros assim como eu, e são gente boa demais…
OBRIGADO a Todos. Um abraço, MARCELO APARECIDO ÁRBITRO FPF / CBF